Incensos: como escolher e quais cuidados que devo ter?

Escrito Por: Maos de Arte Publicado em: ROOT Data de Criação: 14/09/2020 Acessos: 78 Comentários: 0

Incensos já são utilizados há séculos e seus aromas podem proporcionar muitos benefícios, mas como escolher o melhor para a minha necessidade?Incensos já são utilizados há séculos e seus aromas podem proporcionar muitos benefícios, mas como escolher o melhor para a minha necessidade?

A origem do uso do incenso está associada ao Antigo Egito, e se perpetua sobre diversas civilizações antigas. Geralmente, era usado por sacerdotes e magos em rituais religiosos, cerimônias místicas, funerais e festivais, pois esses povos acreditavam que a fumaça resultante da queima do incenso era a única ligação entre o homem e o divino.

 

Atualmente, essa técnica se difundiu para todo o mundo, e são muitas as pessoas que utilizam os incensos para inúmeras finalidades, seja elas de origem espiritual, mental ou, até mesmo, psicológica. Com a expansão do comércio desse produto, a queima de incensos se tornou tão versátil ao ponto de ser utilizada, inclusive, nos processos meditativos e nas práticas de yoga, por exemplo.

 

Incensos e meditação: poderosos aliados

 

A meditação é uma técnica utilizada, principalmente, para esvaziar e mente e deixar que os pensamentos sigam um fluxo natural, ajudando, assim, na diminuição da ansiedade e do estresse. A prática possui grande notoriedade em cada canto do mundo, com muitos efeitos positivos, que podem ser percebidos nos 4 corpos essenciais: físico, mental, emocional e espiritual.

 

Como é uma técnica que é feita a partir da concentração e da calmaria, utilizar incensos pode auxiliar nesse processo, pois alguns aromas possuem propriedades que estimulam a calma, o relaxamento e a clareza mental, além de agirem diretamente na entrada do processo meditativo.

 

A prática da meditação é pessoal e bastante íntima, por isso, cada pessoa deve decidir quais incensos escolher para cada ocasião. O ideal é perceber qual é a necessidade do momento e apostar na queima de um incenso que proporcione os efeitos desejáveis. Abaixo, alguns exemplos desse produto que podem auxiliar no processo meditativo:

 

Nag Champa: Com uma base em massala e ingredientes naturais, o Nag Champa possui um aroma com propriedades relaxantes e é uma ótima indicação para se trabalhar nas técnicas meditativas. Além do mais, possui função de depurar a mente e o ambiente.

Aaradhya: O incenso Aaradhya possui um aroma espetacular e uma qualidade ímpar, e isso devido aos seus ingredientes de procedência natural, como a massala e o pó de sândalo. Em seus principais efeitos, se destacam a sensação de bem estar e calmaria, e o equilíbrio entre o físico e o espiritual.

Lavanda: O aroma do incenso de Lavanda é um ótimo relaxante e calmante, e seu uso pode proporcionar estado de tranquilidade e paz. Fortemente indicado para problemas como ansiedade e estresse.

 

Todas essas dicas podem ajudar de forma satisfatória para a meditação, mas, como já dissemos, procure o aroma que mais se encaixe em suas necessidades e nos resultados que procura. Não existe fórmula mágica, permita-se!

 

No entanto, mesmo com tantos resultados benéficos, a queima desses incensos precisa ser feita de forma correta para evocar todas as suas possibilidades. Além disso, a procedência dos incensos também precisa ser de ótima qualidade.

 

Como usar corretamente?

 

Para que a queima dos incensos possa trazer todos os efeitos esperados, algumas cautelas precisam ser seguidas:

 

Composição: Sempre opte por incensos que possuam composição natural como os de ervas, plantas, flores e especiarias, pois, dessa forma, o aroma exalado por eles possuirá características que potencializarão todos os efeitos e trarão resultados ainda mais satisfatórios. Nesse caso, os incensos com base de massala são os que possuem qualidade superior! A composição desse tipo de incenso possui insumos puros que favorecem a queima saudável.

Queima: A recomendação é escolher incensos com fragrâncias suaves, de procedência natural, e que se utilize somente um aroma por vez, para que um não anule o outro. Os incensos indianos com massala na composição possuem um tempo de queima elevado, e podem durar até mais de uma hora, o que potencializa os efeitos exalados por esse tipo de incenso.

 

Atenção: a queima de incensos com carvão não é indicada para bebês, idosos e animais de estimação. Devido à imunidade baixa apresentada por esses grupos de pessoas, existem os riscos de alguns sintomas colaterais como dor de cabeça e falta de ar. Já referente aos pets, esses animais possuem o olfato bastante desenvolvido, e o aroma proveniente de um incenso com origem duvidosa pode também comprometer as vias respiratórias desses animais de estimação. O mais indicado para esses casos, em específico, é o uso de incensos in natura, com base em massala e pó de sândalo, que são totalmente de origem natural. Dessa forma, o risco de alergia é descartado, e esse grupo de pessoas e os pets poderão aproveitar todos os benefícios que os incensos podem proporcionar.

 

Como vimos, o uso do incenso é uma técnica bastante benéfica e pode ser praticada para inúmeros fins. Para que se tenha uma queima potencializada e segura, é recomendado que siga todas as instruções acima! Use com sabedoria!

 

Se interessou? Todos os incensos citados estão disponíveis em nosso site, adquira o seu aroma preferido e tenha resultados incríveis!

Deixe um comentário

Captcha