5 dicas de como conciliar os benefícios da meditação no seu dia a dia

Escrito Por: Maos de Arte Publicado em: ROOT Data de Criação: 29/06/2020 Acessos: 123 Comentários: 0

Meditação: essa técnica milenar traz bastantes vantagens e pode ajudar em diversas atividades cotidianas.

A meditação é uma prática que possui uma origem de séculos atrás, e, atualmente, tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Entre seus benefícios encontramos resultados satisfatórios na diminuição do estresse, atenuação dos períodos de ansiedade, e até melhoria na qualidade do sono e na concentração.

Como é uma técnica que está ganhando uma relevância bem expressiva, muitos estudos se voltaram para a meditação, e universidades do mundo todo publicam pesquisas que comprovam várias vantagens da prática. Por isso, nesse texto selecionamos os 5 principais benefícios da meditação para ajuda-lo a conhecer um pouco mais sobre essa técnica milenar. Confira!

 

Um tônico poderoso para a imunidade

Um estudo publicado em 2014, por holandeses, demonstrou que o estado meditativo pode agir diretamente no sistema nervoso promovendo a diminuição de substâncias que estimulam quadros inflamatórios no organismo. De acordo com o mesmo estudo, práticas diárias de alguns minutos dessa técnica possuem grande potencial para auxiliar uma melhoria no sistema imunológico, pois a meditação também é capaz de liberar substâncias que promovem o bem-estar e a felicidade, o que tem uma ligação direta com a melhoria da saúde de uma forma geral.

 

Aliado para o combate da ansiedade

Como se trata de uma prática que busca um equilíbrio da respiração e uma quietude mental, a meditação tem sido bastante utilizada como terapia alternativa por pessoas que possuem ansiedade crônica. A técnica meditativa trabalha com diferentes propostas, e por ser bem versátil, é cômoda para ser praticada por uma grande parcela da sociedade mundial.

Hoje, já conseguimos encontrar práticas como o mindfulness, que são um conjunto de exercícios meditativos para se alcançar a atenção plena, e que de acordo com um estudo publicado pela Oxford, essa técnica tem efeitos parecidos com medicamentos receitados para o mesmo fim, mas claro, como aponta os pesquisadores, o mindfulness precisa ser praticado com seriedade e acompanhado de um especialista para que se alcance resultados eficientes.

 

Mente tranquila, sono saudável

Praticar meditação constantemente garante uma maior expansão mental, e, consequentemente, maior domínio das emoções e pensamentos. Sendo assim, é fácil deduzir que uma mente mais calma e tranquila ajuda bastante em conseguir uma boa noite de sono. O correto é se deitar para dormir tendo os pensamentos controlados e sem nenhuma agitação, e nisso, a meditação é uma ótima aliada. Como disse a monja Coen, “o natural é ter a mente tranquila, e não ansiosa e incapaz de aquietar os pensamentos até na cama.”

 

Foco e concentração

Ser reativo a tudo que nos rodeia é um sintoma bem presente na sociedade moderna. Somos bombardeados o tempo todo com informações, conteúdos, propagandas, além de passarmos grande parte dos nossos dias online em alguma rede social. Como esperado, toda essa rotina digital contribui, e muito, para uma mente mais agitada e inquieta.

Para esses casos, técnicas como a meditação guiada e o já citado mindfulness são ótimas opções, pois atuam diretamente em nosso tecido cerebral, contribuindo para um estado de maior concentração e foco, e gerando, em nosso corpo, condições saudáveis de alerta.

 

Desempenho reforçado

Cérebro saudável é sinônimo de boa produtividade. Como cidadãos modernos, precisamos conciliar o nosso desempenho em trabalho, estudos, atividades de casa, e em todas essas dinâmicas, precisamos dar o nosso melhor, pois a sociedade não aceita a mediocridade. Toda essa produtividade massiva pode gerar um sobrecarga em nosso corpo e mente, e assim, influenciar diretamente em como vamos realizar essas atividades diárias.

Dessa forma, como precisamos responder, a todo momento, de forma efetiva, a essas situações estressantes, é necessário que tenhamos uma válvula de escape para nos mantermos sãos e equilibrados. E nesse ponto, entra a meditação. Meditamos para nos preparar para estar presente no agora, e assim, conseguir lidar de forma mais produtiva com o nosso dia a dia. Portanto, praticar meditação é um cuidado com si mesmo.

E assim, concluímos que a meditação é uma prática terapêutica que tem muito para nos oferecer. Então, por que não dar uma chance para a técnica?

Todos os benefícios citados são verídicos e com base em estudos científicos, mas para alcança-los, a meditação precisa ser praticada diariamente. E o que acha de expandir os efeitos dessa técnica com objetos que podem auxiliar ainda mais no estado meditativo? Na nossa loja, você encontra muitos produtos que possuem grandes resultados e são excelentes companhias quando for meditar. Não deixe de conferir.

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